Após ter sido barrada da TV Globo, canal muda de ideia e Xuxa voltará à tela da emissora

0

Cinco anos após deixar a Globo e assinar contrato com a Record, Xuxa voltará hoje às telas do canal que a alçou de vez ao estrelato.

A apresentadora, que durante décadas reinou como a Rainha dos Baixinhos na emissora carioca, é a convidada de hoje, 22, no “Conversa com Bial”, apresentado digitalmente por conta da pandemia do novo coronavírus.

É a primeira vez em anos que ela surge como convidada na Globo. .

Desde que deixou a emissora, a relação de Xuxa com a Globo teve altos e baixos, com a apresentadora criticando sua antiga casa logo que saiu e vendo seu nome ser vetado por lá.

Relembre os principais momentos desta trajetória conturbada:

Record quer Xuxa no comando do 'Canta Comigo' em 2020 | Blog do Fefito
(Foto: TV Record)

Depois de um tempo sem projetos na Globo, Xuxa deixou a emissora para ter seu próprio programa na Record. Foi uma ocasião pomposa, com direito a helicópteros acompanhando ao vivo a jornada da apresentadora até a sede da emissora paulista para assinar seu contrato, um ato que foi transmitido ao vivo.

Mal chegou na emissora do Bispo, Xuxa já detonava a Globo. Um ponto que a apresentadora enfatizou é que agora poderia falar o que quisesse, sem ter de pedir permissão.

No programa de estreia, ela falou que em sua antiga casa não poderia fazer certas piadas. “Se fosse no outro já cortavam. Eu não podia falar essas coisas”, declarou.

A apresentadora também colocou duas pessoas na plateia com máscaras, representando pessoas da Globo que ela convidou para a estreia, mas que não puderam comparecer. “Nem no Facebook elas puderam me desejar boa sorte.”

Vetada da emissora

Com a ida para a Record, Xuxa viu seu nome ser vetado na Globo: literalmente. Parece que a mera menção ao nome da apresentadora já era um problema.

Na transmissão do Carnaval 2017, Xuxa desfilava pela Grande Rio, que homenageava sua amiga Ivete Sangalo. Acontece que, quando a câmera captou a apresentadora, focou nela por apenas 9 segundos. Fátima Bernardes começou a falar o nome de Xuxa, e rapidamente mudou de assunto.

Carnaval 2017: Xuxa arrasa em homenagem a Ivete Sangalo | MdeMulher
(Foto: Reprodução/Google)

Xuxa lamentou o fato. “Sim, eu sabia que a minha ex-casa não falaria bem ou mal de mim ao atravessar a avenida, mas vê-los baixar as câmeras enquanto eu passava me deixou muito mal. É como se visse 29 anos de parceria enterrados, sepultados”, disse ela.

Durante anos, toda a obra de Xuxa na Globo ficou congelada e a apresentadora não era citada na emissora. Em 2018, na retrospectiva “A Gente Riu Assim”, em que os humoristas Marcelo Adnet e Dani Calabresa fizeram um balanço cômico dos acontecimentos do ano, Dani cantou uma música de Xuxa. Foi aí que ela simulou um ponto eletrônico e disse: “Um comunicado da direção informa que não é permitido falar de funcionários que saíram”.

Reconciliação entre Globo e Xuxa

Nos últimos tempos, a relação entre Xuxa e Globo parece ter ficado mais pacífica. Em 2019, em entrevista à coluna de Leo Dias no UOL, Xuxa disse que se sentiu desvalorizada pela emissora quando deixou a casa, mas, acabou reavaliando seu posicionamento.

Xuxa Meneghel confirma participação em programa da TV Globo – Virgula
(Foto: TV Record)

“Ninguém teve tanto espaço nem tantas regalias como eu. Mas as coisas começaram a mudar, a televisão começou a mudar. E eu comecei a cobrar e a querer coisas que eles não podiam mais me dar. Me senti desvalorizada. Mas eu estava errada de querer aquilo tudo”, reconheceu.

Ela também lembrou que ouviu de pessoas na Globo que, caso fosse para a Record, passaria a ser tratada como “inimiga”.

Este ano, a Globo voltou a exibir a artista em suas telas, quando resgatou uma participação que Xuxa fez no “Domingão do Faustão” em uma das reprises de domingo. A emissora, inclusive, anunciou a presença de Xuxa como um dos destaques da reprise.

Agora, pela primeira vez em anos, a apresentadora voltará a aparecer na Globo no presente, como convidada do “Conversa com Bial”. Será que as mágoas ficaram todas para trás?