ALERTA! Esta passando agora pelo Rio Grande do Sul um Ciclone com ventos de até 100km/h. Vídeo!

0

Está passando nesse momento em Santa Catarina o “Ciclone Bomba”, com ventos de até 100km/h, vários relatos de pessoas que já perderam o telhado de suas casas não param de surgir nas redes sociais, e situação preocupa muito as pessoas que moram na região.

Trata-se de uma espécie de ciclone extratropical — ou seja, formado em latitudes médias, distante dos trópicos —, mas ainda mais intenso. O ciclone surgiu de maneira sorrateira pelo Sul do país e as previsões são de chuvas muito fortes até quinta-feira e de muito, mas muito vento que com certeza irá causar destruição de lares de muitas famílias.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta para as os Estados de – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e disse até que pode ocorrer muita chuva de granizo.

“Ele atuará de maneira mais intensa à medida que se deslocará para o oceano. Uma queda muito brusca de pressão em uma velocidade muito alta provoca esse aumento da intensidade do vento e do volume de chuva” disse um especialista.

“A principal característica desse ciclone é sua formação muito rápida. Foi justamente o que aconteceu entre ontem (segunda-feira) e hoje (terça-feira) na costa do Rio Grande do Sul. É um fenômeno bastante intenso. Toda essa chuva está associada a ele, e o mar também está bastante agitado” alertou Michele, que trabalha como meteorologista.

A Marinha também emitiu alerta de ressaca e de mar revolto, portanto pessoas que moram nessas regiões evitem chegar próximo a praia pois as ondas podem chegar até a 3 metros.

“Um ciclone-bomba nada mais é do que uma área de baixa pressão que apresenta uma queda mais rápida na pressão atmosférica de 24 hPa (hectopascais) ou mais em um período de 24 horas. Este fator é o que diferencia um ciclone normal e um ciclone-bomba’‘ explicou a Marinha, por email.