Mulher negra e seu filho são impedidos de almoçar em restaurante ‘por causa’ da roupa do garoto. Vídeo!

0

Um vídeo postado nas redes sociais na segunda-feira (22) mostra uma mulher negra e seu filho sendo barrados em um restaurante, o Ouzo Bay, que fica no Porto Leste de Baltimore, nos EUA. O motivo? por causa de como o menino estava vestido. No entanto, o vídeo também mostra um menino branco, vestido da mesma forma, com roupas atléticas, que foi autorizado a ser servido.

Horas depois que o vídeo foi postado, o Atlas Restaurant Group, grupo responsável pelo Ouzo Bay, condenou o incidente dizendo que estavam “enojado” ao ver o vídeo. O restaurante também disse que o gerente mostrado no vídeo negando o serviço para mãe e filho foi colocado em “licença por tempo indeterminado”.

“Isso nunca deveria ter acontecido”, disse a empresa em um comunicado publicado no Twitter. “Pedimos sinceras desculpas a Marcia Grant, seu filho e a todos afetados por este doloroso incidente. Esta situação difícil não representa quem ou o que o Atlas Restaurant Group representa.”

O vídeo mostra o filho de Grant usando shorts atléticos, tênis e uma camiseta da Air Jordan. Mas quando o garoto e sua mãe pediram para se sentar, eles foram negados porque um gerente disse que eles estariam violando o código de vestimenta do restaurante. Quando Grant se volta para trás e aponta um garoto branco que está usando roupas que parecem semelhantes, o gerente diz que o outro menino não está usando shorts atléticos como o filho de Grant.

Grant não pôde ser contatado para comentar sobre o caso.

O grupo responsável pelo restaurante comunicaram que estão mudando imediatamente sua política para que crianças de 12 anos ou menos que estejam acompanhadas por um adulto não estejam sujeitas ao código de vestimenta.

“Embora os códigos de vestimenta em todas as propriedades da Atlas sejam resultado de uma entrada contínua dos clientes, de forma alguma eles pretendem ser discriminatórios”, disse a Atlas. “Do ponto de vista da gestão, há um nível de sensibilidade, discrição e atendimento ao cliente que esperamos, e este incidente servirá a um momento de ensino para garantir que não se repita.”

Veja o vídeo:

Não é a primeira vez que a Atlas é advertido por seu código de vestimenta. Em setembro passado, Choptank em Fells Point proibiu “roupas largas, óculos de sol após o escurecer e bandanas”. O restaurante então modificou o código de vestimenta, mas se defendeu, chamando a crítica de “infeliz”.

Este incidente ocorre em meio a um movimento local e nacional de igualdade e justiça para os negros após a morte de George Floyd.

Reprodução livre da matéria em inglês: https://www.baltimoresun.com/maryland/baltimore-city/bs-fe-ozou-bay-viral-video-20200623-wohuowkenbcaxal5vtixvhc6nm-story.html